quinta-feira, 3 de março de 2011

O time da década

Nos últimos dias, li nas redes sociais, principalmente no twitter, uma discussão sobre o time da década. O tema surgiu após o ranking do IFFHS apontar o Inter como quinto melhor time do mundo. O Cruzeiro, segundo brasileiro da lista, aparece apenas em décimo quinto. A partir disso, começou o debate sobre o melhor time da última década.

Não vou entrar no mérito das preferências clubísticas de cada um que entra neste assunto e espero que a minha preferência também seja deixada de lado na avaliação deste texto. Mas os fatos são os seguintes: Não há como definir um time da primeira década dos anos 2000. Se pararmos para pensar, o Inter foi o melhor time do Brasil a partir de 2006. Mas, convenhamos, a década não começou aí.

Olhando para o início da década, poderemos dizer que ela começou com o Santos encantando o Brasil com o time de Diogo e Robinho. Seria um time para ganhar tudo e teve a chance na Libertadores, mas perdeu para o Boca na final de 2003. Depois disso, teve o São Paulo, que voltou a conquistar a América e o Mundo. Só depois, o Inter passou a dominar o cenário do futebol sul-americano, porque o São Paulo seguiu papando títulos no Brasil, até a dupla Fla-Flu acabar com a festa. Além disso, o Inter esteve próximo do rebaixamento em 2002, quando venceu "misteriosamente" o Paysandu na última rodada.

Acredito que a última década que teve "O TIME DA DÉCADA" foi o Flamengo dos anos 1980, que além de ganhar tudo o que foi possível, dava espetáculo a cada jogo. Foi neste período que o Mengão se tornou o principal clube do país, o que não era difícil pra um time com Zico, Junior, Andrade, Adilio, Nunes...

A mais parelha das décadas (nos últimos tempos) foi a de 90, sem sombra de dúvida. Ela começou com o São Paulo do Telê Santana passando por cima de todo mundo. Na sequência, veio o Palmeiras-Parmalat, baita time, praticamente uma seleção. Depois, o Grêmio do Felipão, que só não conseguiu conquistar o Mundial no Japão por ter perdido nos pênaltis pro Ajax. Teve ainda o Vasco de Juninho Pernambucano, Pedrinho, Donizete, Edmundo, que parou no grande Real Madrid.

Posso até não ter contribuído muito para uma discussão, ou talvez tenha criado algum tipo de polêmica, mas os primeiros dez anos dos 2000, definitivamente, não tiveram aquele time que pode ser chamado de "O TIME DA DÉCADA".

Nenhum comentário: