quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Possante e o perdão

Nasci e cresci em uma família batalhadora. Nunca tivemos luxo, mas meus pais nunca deixaram faltar nada a mim e às minhas irmãs. Eles nunca tiveram estudo, não concluíram o ensino fundamental, mas fizeram questão de ver os filhos terminando o ensino médio. A duras penas, pagaram (e ainda pagam) um alto valor pelo meu curso superior e isso devo muito a eles. O que sempre rolou entre a gente foi o carinho, sempre um sustentando o outro nos momentos complicados
.
Meu pai sempre gostou de carros, mas nunca teve condições de comprar um semi-novo, quem dirá um novo. Mas foi muito feliz com Fusca, Brasília, Marajó, Fiat 147. Cuidava dos carros como se fossem verdadeiras máquinas importadas.

Depois de muitos anos sem carro, após vários cálculos e conversas, meus pais conseguiram comprar um carro no ano passado. Um Chevette que não lembro o ano, mas deve ser da década de 1980. Chamávamos ele de Possante. Enfrentou uma longa viagem de Bom Jesus, na serra, até chegar em casa. Sem reclamar. Por isso o apelido.

Esse carro era usado, quase na totalidade do tempo, para buscar meus filhos no colégio, para buscar minha mãe após fechar a loja às 22 horas, para levar as crianças ao médico, para levar as caixas de leite para o Lar Santo Antônio dos Excepcionais... Pois há uns 15 dias, roubaram o Possante. Assim, simplesmente, acordamos e ele não estava mais onde ficara estacionado. Um grande baque na família.

Será que os ladrões não pensaram na finalidade daquele Chevette ? Será que eles não pensaram que a pessoa que compra um Chevette não tem condições de comprar um mais novo ? Certamente não. Ladrões não pensam. Eles não tem família, não tem coração. Ladrões não tem vida. A vida deles é estragar a vida de outros.

Tento perdoar. Cristo nos ensinou a pedir a Deus "perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Mas é difícil. Sei que o perdão é o mais humano dos sentimentos, mas também o mais difícil. Sigo tentando. Mas a mágoa fica. Não sei quando vamos comprar outro Possante. Pode demorar muito. Mas seguimos apoiando uns aos outros, como deve ser.

Nenhum comentário: